LENÇÓIS – CHAPADA DIAMANTINA
A cidade de Lençóis teve seu início em meados do século XIX, com a descoberta de inúmeras jazidas de diamantes na região. São desta fase as construções mais elaboradas da cidade, como a Capela de Nosso Senhor dos Passos. A cidade foi tombada como Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1973, em função de sua arquitetura bucólica e rica.
Ao caminhar por suas ruas de pedras, é impossível não se encantar com os casarios coloniais do século XIX e a cultura e histórias herdadas do garimpo. Lençóis já foi considerada a "capital das Lavras", contando com um vice-consulado francês e apontada como "Vila Rica da Bahia". O garimpo foi atividade típica local, nas Lavras Diamantinas.

Praça Horácio de Matos | Foto: Thais de Albuquerque
Com a proibição legal da mineração e a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o turismo tornou-se a principal atividade econômica para a região. Lençóis é considerada destino turístico indispensável da Chapada Diamantina, devido à sua infra-estrutura hoteleira, com mais de dois mil leitos, culinária de alto nível e vôos regulares destinados ao Aeroporto Horácio de Mattos. Na cidade são encontradas inúmeras agências de turismo, que organizam passeios por toda a Chapada Diamantina, dentro e fora do Parque Nacional.
Dentre os atrativos naturais em seu entorno, muitos deles de fácil acesso, estão a Serra do Sincorá, um prolongamento baiano da Cadeia do Espinhaço; o Parque Municipal da Muritiba, que reúne o Salão de Areias Coloridas, o Poço Halley, as cachoeiras Primavera e Cachoeirinha e um mirante, além dos Caldeirões do Serrano, (piscinas naturais) formados pelo Rio Lençóis, que foram pontos de garimpagem onde foi descoberto o primeiro diamante da cidade. Pode-se visitar, ainda, o Ribeirão do Meio e Ribeirão de Baixo.

Caldeirões do Serrano | Foto: Branco Pires

Cachoeirinha | Foto: Caiã Pires | www.be.net/caiapires

Cachoeira da Primavera | Foto: Açony Santos | www.acony.com.br

Ribeirão do Meio | Foto: Açony Santos | www.acony.com.br
Lençóis oferece também, uma agenda cultural diversificada, com opções que variam de festas tradicionais, como o São João e a Festa em homenagem ao Senhor dos Passos – padroeiro dos garimpeiros -, encontros de Jarê (tipo de Candomblé com Ubanda), a shows que movimentam a região, com destaque para o Festival de Lençóis.
No ano de 2010, foi considerada pela quarta vez consecutiva um dos 10 melhores destinos turísticos do Brasil, segundo o ‘Guia Quatro Rodas’. Além disso, também foi eleita como melhor destino de Turismo de Aventura do Brasil pelo ‘Guia 14+ Brasil TELECOM’, do Portal IBest.
Atrativos históricos de Lençóis:
- Praça Horácio de Matos, área central, de grande movimento da cidade, cercado por inúmeros sobrados, dos quais cinco são tombados pelo Iphan.
- Igreja Nossa Senhora do Rosário, é a maior igreja do sertão baiano, tendo sido construída no local onde havia uma capela, no ano de 1830.
- Igreja de Nosso Senhor dos Passos, erguida em 1855.
- Casario da Rua Sete de Setembro, entre os quais o sobrado onde funcionava o vice-consulado da França
- Antiga Prefeitura Municipal, edifício datado de 1860, atualmente funcionando como escritório do IPHAN.
- Mercado Público Municipal, onde acontecem pequenos eventos e feira de artesanato.
- Ponte sobre o rio Lençóis, principal acesso ao Centro Histórico.
_______________________________________________________________________________
Informações Gerais
População: 11.636 habitantes
Área da unidade territorial: 1.277,083 Km²
Densidade demográfica: 8,12 hab/Km²
Gentílico: lençoense
Voltagem: 220 volts
________________________________________________________________________
Como chegar
Via Aéreo: Lençóis conta com o Aeroporto Cel. Horácio de Matos (LEC), que fica cerca de 20km do centro histórico. Duas vezes na semana (quinta-feira e domingo), descem vôos da Azul Linhas Aéreas, tendo como origem/destino Campinas (VCP), Belo Horizonte (BHZ) ou Salvador (SSA).
Contato Aeroporto de Lençóis : (75) 3625-8100 |(75) 3625-0026.
Via Terrestre – Ônibus: Transporte feito pela empresa Real Expresso. Linhas Salvador-Seabra ou Luiz Eduardo Magalhães-Salvador, com paradas em Feira de Santana,
Itaberaba, Lençóis e Palmeiras. A viagem tem duração aproximada de 7h.
Horários e valores aproximados da passagem:
Salvador X Lençóis: Diariamente às 07:00, 13:00 e 23:00.
Lençóis X Salvador: Diariamente às 07:30, 13:15, 23:10 e 23:30.
A passagem de cada trecho custa aproximadamente R$ 85 por pessoa + taxa de embarque (até R$ 2,00 por pessoa).
Contato Real Expresso: (75) 3334-2267 - www.realexpresso.com.br .
Via Terrestre – Carro Próprio: O acesso aos principais municípios da Chapada Diamantina, inclusive à Lençóis, pode ser feito basicamente pela BR-242 (que liga o Leste ao Oeste do Estado da Bahia), e encontra-se está em boas condições de tráfego.
_______________________________________________________________________________
Informações Úteis
Bancos:
Agência do Banco do Brasil
Caixa eletrônico Bradesco
Casa Lotérica
Correios
- Não conta com os demais bancos, tampouco com Caixa Eletrônico 24h ou Casa de Câmbio.*
Telefonia e Internet:
Lan houses e hospedagens oferecem acesso à internet em toda a cidade. Há cobertura parcial pelas operadoras de telefonia Vivo, Oi, Tim, Claro e CTBC.